A flacidez corporal é um tema intrigante e comum, afetando homens e mulheres por volta dos 25 anos. Ocorrendo quando o músculo perde a sua firmeza, isso acontece em virtude de diversos fatores, sendo o principal deles a diminuição das fibras de colágeno.
O que causa a flacidez corporal? Além da diminuição da produção de colágeno e elastina, responsáveis por manter a pele firme, existem outras causas que contribuem para o aumento da flacidez. São elas:
– Envelhecimento natural da pele;
– Sedentarismo;
– Fatores hormonais;
– Tabagismo;
– Má alimentação (em especial, a falta de proteínas);
– Exposição solar excessiva sem proteção;
– Estresse;
– Doenças enzimáticas ou degenerativas.
Entenda os níveis da flacidez corporal
A flacidez pode existir de forma leve e intensa e para fazer o tratamento adequado, é necessário compreender qual o seu tipo de flacidez. Conheça os níveis da flacidez corporal: Flacidez cutânea É caracterizada pela perda de elasticidade da pele, que se torna mais fina e menos firme, podendo apresentar rugas e celulite. Pode ser causada pelo envelhecimento natural, exposição excessiva ao sol, tabagismo e perda de peso rápida
Flacidez por excesso de pele: Ocorre quando há um excesso de pele em uma determinada área do corpo, que pode ser causado por perda de peso significativa, gestação ou envelhecimento natural Flacidez por falta de colágeno
Sabemos que o colágeno é uma proteína importante para manter a pele firme e elástica e quando há uma diminuição na produção dele, pode ocorrer a flacidez cutânea, que é mais comum com o envelhecimento natural.
Flacidez por desgaste ósseo: Em alguns casos, a flacidez pode ser causada pelo desgaste ósseo ou enfraquecimento muscular, o que pode levar a uma falta de suporte para a pele e tecidos, sendo mais comum em pessoas idosas.
Como evitar e prevenir a flacidez corporal? Sim, é possível prevenir e também reduz a flacidez. Mas é preciso mudar alguns hábitos na rotina, como também, ter constância e paciência com as mudanças do seu corpo. Proteção solar e hidratação é o segredo de uma pele bem cuidada e firme. A proteção contra os raios solares é sem dúvida, a prevenção mais importante de todas. Além disso, firmeza é sinônimo de pele bem hidratada, sem ela, a pele perde a elasticidade mais fácil e evidência o surgimento de linhas finas. Outros cuidados que podem ser excelentes formas de prevenir a flacidez corporal são: Consumir alimentos ricos em proteínas e colágeno, praticar exercício físico, manter o peso estável, usar cremes à base de silício ou colágeno (aplicar de
maneira circular e com leve pressão) e fazer procedimentos que estimulem a produção de colágeno. Sendo eles: radiofrequência, carboxiterapia e crioterapia.
E quais produtos podem ser excelentes companheiros em seus tratamentos?
Loção firmadora + Antiestrias firmador A combinação de blend de Óleos Vegetais (Vitamina E), com Plantcol® (Colágeno Vegetal) e Algas Marinhas (Vitamina C). Com a Hydroxyprolisilane CN®, um poderoso ativo de origem biotecnológica, que associado a aminoácidos, atua na regeneração e reestruturação das fibras elásticas da pele, reduzindo e prevenindo estrias e combatendo a flacidez. Lembre-se sempre de consultar sua esteticista para ter o melhor resultado.